quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Assim é, se lhe parece

Confesso: foi com vergonha e hesitação que escrevi sobre O que será que será. “Todo o mundo, menos eu, deve saber a resposta às perguntas da música”, pensei. Assim mesmo, arrisquei. Quase caí pra trás quando percebi que, como eu, muitos leitores também não tinham uma resposta, ou tinham apenas sugestões.
A minha sugestão é a de que a letra pode se referir ao amor, à liberdade (pelas razões que Lord e Lucy tão bem explicaram nos comentários) e, também, à... mentira. Afinal, como o amor e a liberdade, a mentira também não tem censura, vergonha, governo... e, como eles, controla também o mundo.
Porém, o que realmente me fascinou no assunto foi perceber: podemos gostar da letra de uma música (ou de uma poesia, uma pintura...) sem que saibamos seu significado preciso. Talvez por conter sempre inúmeras possibilidades, ou por nos alcançar primeiro o coração, a arte tem o poder de nos arrebatar antes mesmo de lhe atribuirmos qualquer significado específico (podemos gostar de uma música, poema, pintura etc. mesmo quando não sabemos, ou não nos perguntamos, o que significam).
E quando atribuímos significado a alguma forma de arte, trata-se de uma interpretação nossa, como leitores, ouvintes, espectadores... Que pode, e geralmente é, diferente da do artista criador da obra, sem que isso signifique que a nossa seja errada. Cada obra de arte teria, assim, tantos significados quantos lhe atribuem os seus admiradores. Assim é, se lhe parece: título de peça teatral de um de meus autores preferidos, Luigi Pirandello.
(Talvez eu tenha tratado de tema muito semelhante, com mais leveza, aqui)

4 comentários:

valter ferraz disse...

Janaína,
o dilema do artista: fazer uma arte "compreensível" ou fazer arte, apenas?
Por exemplo, uma folha de papel em branco. Seria apenas isso, papel em branco? Para o artista, talvez tenha outro significado. Isso talvez explique minha perplexidade quando vejo uma "instalação". Fico intrigado com aquilo. E o artista lá, todo pimpão querendo que todos apreciem sua "arte".
Ao final, voce também não tinha a resposta, né não?
Beijo, menina

Janaina Amado disse...

Valter, meu amigo:
Não existe A resposta. Existem respostas, sugestões, mais perguntas...
Eu acredito no truque!
Abração. Tô quase terminando seu texto.

Luci Lacey disse...

Janaina

Creio, que a musica em questao e um apelo o lamento a uma situacao historica, se fosse colocada para um grupo mais jovem, talvez a indecisao fosse maior.

Gostei!!

Beijinhos e bom final de semana.

Aninha Pontes disse...

Você foi muito feliz na exolicação neste post.
É assim mesmo, as interpretações podem ser das mais variadas possíveis, e é muito comum gostarmos de coisas, que nem sabemos direito o que é.
Coisas que não agridem nossos sentidos, e que ao contrário disso, nos causam uma sensação gostosa, podendo ser um embalo ouvido, ou uma imagem agradável.
Um beijo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails